quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ventilação pulmonar:


O ar pulmonar é constantemente renovado, de modo a garantir um suprimento contínuo de gás oxigênio ao sangue que circula pelos alvéolos pulmonares. Essa renovação de ar é chamada de ventilação pulmonar. A entrada de ar nos pulmões é chamada de inspiração e a saída de ar é chamada de expiração. Cada movimento respiratório compõe-se de uma inspiração e de uma expiração, com entrada e saída de aproximadamente 0,5 L de ar nos pulmões. O volume máximo de ar que pode ser inalado e exalado em uma respiração forçada é denominado capacidade pulmonar vital, algo em torno de 4 a 5 L, para uma pessoa jovem. Mesmo quando se força ao máximo a expiração ainda resta cerca de 1,5 L de ar nos pulmões, o que é chamado de ar residual. Mais de 10.000 L de ar entram e saem diariamente dos nossos pulmões. Nesse período, os pulmões absorvem entre 450 e 500 L de gás oxigênio e expelem entre 400 e 450 L de gás carbônico. A tabela abaixo mostra a com posição gasosa no ar inspirado e no ar expirado por uma pessoa:

GASES
% NO AR INSPIRADO
% NO AR EXPIRADO
Nitrogênio (N2)
79,0
79,0
Oxigênio (O2)
20,9
14,0
Carbônico (CO2)
0,03
5,6

 O número de movimentos respiratórios executados por minuto é a freqüência respiratória.

Até certo ponto é possível controlar os movimentos respiratórios. Podemos por exemplo, parar de respirar durante certo tempo, também é possível aumentar ou diminuir a freqüência de inspirações e expirações. O sistema nervoso, entretanto, exerce sobre os movimentos respiratórios um controle involuntário, isto é, independe da nossa vontade. Após prendermos a respiração por certo tempo, somos forçados a voltar a respirar querendo ou não. Os centros nervosos que controlam a respiração localizam-se no bulbo encefálico e na medula espinal. Em condições de repouso, nosso sistema nervoso produz, aproximadamente a cada 5 segundos, impulsos nervosos que estimulam a contração da musculatura torácica e do diafragma, fazendo- nos inspirar.
Nos alvéolos pulmonares ocorre o fenômeno chave da respiração: a hematose. Nesse processo, gás oxigênio presente no ar dos alvéolos difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina.

3 comentários: