quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO


Todas as células do nosso corpo executam respiração celular, processo no qual ocorre no interior das mitocôndrias. Nesse processo, substâncias orgânicas reagem co gás oxigênio (O2)liberando a energia utilizada pela célula em seus processos vitais. Os produtos da respiração celular são água e gás carbônico, onde a água é reutilizada e o gás carbônico é eliminado do corpo. O sistema respiratório humano compõe-se de um par de pulmões e uma série de condutos por onde o ar circula, denominados vias respiratórias que são as cavidades nasais, a boca, a faringe, a laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos. 

A traquéia divide-se em dois grandes ramos: os brônquios que se ramificam em tubos cada vez mais finos denominados bronquíolos. As cavidades nasais são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Nestas cavidades o ar é filtrado, umedecido e aquecido. Por isso é importante sempre respirar pelo nariz, principalmente no inverno, pois quando respiramos pela boca as vias respiratórias se ressecam e se resfriam, tornando-se mais suscetíveis à infecções e inflamações, quando respiramos o ar entra pelas narinas, passa pelas cavidades nasais e chega à faringe e daí é conduzido para a laringe. A ‘’entrada’’ da laringe é chamada de glote, acima dessa entrada há uma “lingüeta” de cartilagem chamada epiglote, que funciona como válvula. O revestimento interno da laringe tem pregas vocais, anteriormente denominadas cordas vocais, que podem produzir sons durante a passagem do ar. Graças à ação combinada da boca, laringe, da língua, e do nariz, podemos articular palavras e produzir diversos tipos de sons.
A traquéia é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10 cm de comprimento, com paredes reforçadas por anéis cartilaginosos. Na região superior do peito, a traquéia divide-se em dois tubos curtos também reforçados por anéis de cartilagem, os brônquios, que conduzem o ar aos pulmões. Nos pulmões, os brônquios ramificam-se abundantemente, formando tubos cada vez mais finos, os bronquíolos, que em conjunto formam a árvore respiratória.

Os pulmões humanos são dois órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de altura e pesando cerca de700 g, localizados no interior da caixa torácica. O pulmão direito é maior que o esquerdo e está divido em três partes, os lóbulos; o pulmão esquerdo possui apenas dois. Pulmões de pessoas jovens têm cor rosada, que vai aos poucos escurecendo com a idade por causa do acúmulo de impurezas presentes no ar, as pessoas fumantes têm os pulmões mais escuros devido ao acúmulo de partículas de alcatrão e outras substâncias contidas na fumaça do cigarro. Cada pulmão é constituído por cerca de 150 milhões de alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos de paredes finas formadas por células achatadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário